Lei da autovistoria: prédios terão que passar por nova avaliação

Fonte: Jornal O Dia

No ciclo anterior, 72% dos edifícios caíram em exigências

Rio – A Lei da Autovistoria, que tornou obrigatória a inspeção periódica de prédios residenciais e comerciais, completou cinco anos em março. Os condomínios que atenderam à legislação logo que ela entrou em vigor, em 2013, já devem fazer nova manutenção, pois a norma determina que a vistoria seja realizada a cada cinco anos. Dos 71 mil laudos enviados nesse primeiro ciclo, 51 mil (72%) indicavam necessidade de obras. Um índice altíssimo.

Apesar do percentual elevado de problemas, especialistas dizem que não houve um número significativo de penalizações devido à falta de revisitas para fiscalização das exigências. Contactada, a Secretaria municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação não soube informar o número de multas aplicadas até o momento. A estimativa era de que 130 mil edificações enviassem seus laudos técnicos. Quase metade não cumpriu a exigência.

Leia a matéria completa clicando aqui / Fonte: O Dia

 

Saiba mais sobre a Autovistoria Predial com as orientações do Instituto Bramante logo abaixo

Os responsáveis pelos imóveis na cidade do Rio de Janeiro devem realizar Vistorias Técnicas Periódicas, com intervalo máximo de cinco anos, a fim de verificar as condições de conservação, estabilidade e segurança. Estas vistorias técnicas devem ser efetuadas por engenheiro, arquiteto ou empresa, legalmente habilitados nos respectivos Conselhos Profissionais, CREA/RJ ou CAU/RJ, que deverão elaborar Laudo Técnico atestando as condições da edificação.

A Autovistoria é muito importante, pois garante a segurança e conforto aos usuários; assegura que as edificações tenham, no mínimo, a vida útil prevista; evita desastres; melhora o desempenho e durabilidade da edificação.

 

Existem três requisitos básicos de qualidade da estrutura, sendo eles:

  • Estabilidade: consiste na segurança à ruptura;
  • Conformidade: é a capacidade da estrutura de manter-se em plenas condições em sua vida útil, sem apresentar danos que comprometam o uso para o qual foi projetada;
  • Durabilidade: capacidade de a estrutura resistir às influencias ambientais já previstas pelo autor do projeto e contratante no início de sua elaboração.

 

Em prédios com  mais de 25 anos de existência a autovistoria deve ser realizada a cada cinco anos.

 

VISTORIA 

A Lei nº 6400 (05 de março de 2013) determina a realização periódica por Autovistoria, nos prédios públicos, residenciais, comerciais, etc, e cria Laudo Técnico de Vistoria Predial (LTVP) no estado do Rio de Janeiro.

 

Edificações com vistoria obrigatória:

  • Edificações com 3 ou mais pavimentos
  • Edificações com área igual ou superior a 1000 m2
  • Fachadas com marquise ou varanda projetadas no passeio público

 

A periodicidade que essas Vistorias devem ser realizadas é: 

  • Decenal para edificações com menos de 25 anos
  • Quinquenais para edificações com mais de 25 anos
  • As edificações com menos de 5 anos ainda estão com a garantia do incorporador/construtor

 

Ainda de acordo com a Lei 6400, o laudo deve conter a identificação do imóvel e de seu responsável, a metodologia que foi usada, informações sobre anomalias, características e possíveis causas, prazo que estão garantidas a segurança e estabilidade e, se for o caso, as medidas reparadoras ou preventivas necessárias.

A documentação relacionada à manutenção, inspeção, revisão dos sistemas da edificação deverão precisa ser arquivada no próprio condomínio.

Os itens mínimos que devem conter no Laudo de Técnico de Vistoria Predial (LTVP), são:

  • Identificação do imóvel
  • Características construtivas
  • Identificação de anomalias ou falhas
  • Diagnóstico das causas
  • Verificação da segurança e estabilidade
  • Medidas preventivas necessárias.
  • Lista das providências a serem tomadas

Após a reparação dos dados (recomendada no laudo), e realização das devidas obras, deverá ser realizada uma nova Vistoria para identificar se as inconformidades foram reparadas devidamente. Este laudo definitivo deverá indicar que a edificação está em condições adequadas para um bom funcionamento, ou deve indicar as irregularidades ainda existentes.

+ Conheça nosso curso de Autovistoria Predial e capacite-se para este mercado em expansão

Fale com a gente 🙂 Para informações e inscrições sobre o curso de Autovistoria, ligue para a Unidade Botafogo:

Unidade Botafogo – Tel.:  (21) 2542 8099 ou (21) 2543 0968

Unidade Barra da Tijuca – Tel.:  (21) 2480 1853 ou (21) 2480 1859

Volte para a página principal do site clicando aqui