Projetado por MAD, ‘Yabuli Entrepreneurs Congress Center’ organiza a cúpula de estreia

Compartilhe este post:

Nas montanhas cobertas de neve do nordeste da China, o projeto concebido pelo premiado escritório MAD Architects, surge de maneira icônica e sublime na paisagem. Encomendado pelo Yabuli China Entrepreneurs Forum (Yabuli CEF) – uma das organizações empresariais mais influentes da China – o Centro de Congressos reuniu em seu primeiro evento mais de 600 empresários, na 20ª Conferência Anual do CEF Yabuli, nos dias 18, 19 e 20 de novembro.

centro-de-congressos-na-china-por-mad-arquitetos-1

O Yabuli CEF foi fundado em 2001, na véspera da entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC), e desde então se tornou uma das plataformas mais influentes para os empresários chineses. A plataforma agora tem 78 membros, incluindo empresários de renome internacional como Jack Ma (Alibaba), Robin Li (Baidu), Yang Yuanqing (Lenovo), Lei Jun (Xiaomi) e Michael Yu (New Oriental). Nos últimos 19 anos, os membros da CEF se reuniram em Yabuli todos os invernos para trocar ideias, o que levou Yabuli a ser chamada de “Davos da China”.

centro-de-congressos-na-china-por-mad-arquitetos-2

centro-de-congressos-na-china-por-mad-arquitetos-3

centro-de-congressos-na-china-por-mad-arquitetos-4

Em 2017, o escritório MAD Architects foi contratado pelo Yabuli CEF para projetar e construir um local permanente para suas cúpulas anuais; um marco que pode levar o espírito empreendedor de seus membros. MAD imaginou um edifício embutido na floresta da montanha, um local de forte vitalidade e criatividade para incorporar a ousadia e sabedoria dos empresários.

centro-de-congressos-na-china-por-mad-arquitetos-5

Aninhado entre o terreno montanhoso de Yabuli, o esquema de MAD evoca o conceito de uma barraca situada na base de uma montanha, com seu telhado macio, curvo e branco prateado ecoando nas colinas cobertas de neve que o cercam. Durante o dia, a luz natural inunda os espaços internos através de uma gigantesca clarabóia de vidro. À noite, a mesma claraboia permite que um brilho caloroso se eleve do prédio para a floresta fria da montanha, evocando a imagem de uma fogueira em torno da qual os empreendedores compartilham ideias, pensamentos e histórias. No interior, uma mistura de paredes de madeira e luz natural cria uma atmosfera acolhedora e suave, enquanto uma praça pública ao ar livre e uma passarela de vidro permitem que os usuários se maravilhem e se inspirem na conexão entre arquitetura e natureza.

centro-de-congressos-na-china-por-mad-arquitetos-6

Ao lado de seu papel de anfitrião para conferências de grande escala, o local também contém um salão de exposições, salas de reuniões e uma sala de televisão, criando uma mistura de espaços de uso misto que podem acomodar conferências, treinamento corporativo e outros eventos. O local também é aberto ao público, com o salão de exposições servindo como uma ferramenta valiosa para mostrar e explorar o empreendedorismo chinês.

centro-de-congressos-na-china-por-mad-arquitetos-7

 centro-de-congressos-na-china-por-mad-arquitetos-8

centro-de-congressos-na-china-por-mad-arquitetos-9

Refletindo sobre o projeto, o presidente da Yabuli CEF disse: “Depois de mais de quarenta anos de ‘política de reforma e abertura’, o Centro de Congressos de Empresários Yabuli é agora um santuário espiritual que os empresários chineses estão e ficarão maravilhados” . Tendo sido financiado e estabelecido por 50 membros Yabuli CEF, os direitos de propriedade do edifício pertencem à ONG, permitindo que o local se torne um valioso tesouro social. Após a conclusão, o Yabuli Entrepreneurs Congress Center será um marco importante na jornada do empreendedorismo chinês, onde “Davos da China” pode se tornar “o Yabuli do Mundo”.

centro-de-congressos-na-china-por-mad-arquitetos-11

centro-de-congressos-na-china-por-mad-arquitetos-13

centro-de-congressos-na-china-por-mad-arquitetos-10