Arquitetura + Arte e as formas excêntricas deste restaurante na China

ccd-50-cloud-restaurant-undulating-red-brick-china-bramante

A arte e arquitetura podem ser forças poderosas quando se trata de aprimorar a experiência gastronômica; e quando as duas disciplinas são combinadas da maneira certa os resultados podem ser espetaculares, como demonstra este novo restaurante na China. Projetado pelo estúdio de arquitetura de Hong Kong Cheng Chung Design (CCD) dentro de uma estrutura composta como uma instalação de arte feita pelo artista local da província de Yunnan  Luo Xu, “50% Cloud”, como o restaurante é chamado – é certamente um desvio da norma.

O restaurante segue a linguagem de design distinta da área e ainda estabelece a própria identidade. Incorporando uma série de elementos Art Déco, o novo edifício parece uma megainstalação de arte, ondulando junto com as nuvens no céu.

50-cloud-aritsts-lounge-1-bramante

Sem uma única barra de aço ou prego, toda a estrutura é composta por tijolos vermelhos locais e se funde harmoniosamente com a natureza. O escritório Cheng Chung+Design (CCD) completou o interior do edifício através da formação de fachadas sólidas, contornos curvos e volumes dispostos em alturas surpreendentes.

++ Últimas Vagas: Curso de Planejamento e Orçamento na Construção Civil / Saiba mais >>

O espaço interior prolonga as curvas naturais do exterior, caracterizadas por arcos de grandes vãos e tetos elevados. Aberturas redondas são esculpidas nos telhados para permitir a entrada de luz. Essas aberturas são distribuídas uniformemente por todo o edifício, permitindo que os visitantes experimentem a interação da luz do dia com as sombras das nuvens.

A luz desempenha um papel central no conceito, com todos os elementos de design sendo dispostos com base na posição das claraboias. A forma como a luz natural é lançada sobre os tijolos brutos, que combinam com a suave iluminação artificial e móveis de bom gosto, produz um ambiente fascinante que incentiva os clientes a interagir com o espaço e a natureza.

A equipe do CCD extraiu as linhas curvas do edifício e as aplicou a todo o espaço interno. Cada artigo no espaço é considerado uma obra de arte. O painel curvo de aço na entrada conduz os visitantes para o interior, ao mesmo tempo que adiciona um toque artístico para evocar a imaginação. Enquanto isso, a próspera vegetação no interior anima a atmosfera do jantar. Uma escultura em forma de cabeça humana foi colocada no restaurante, simbolizando a sabedoria da população local. Além disso, uma escultura abstrata em ‘nuvem’ implica infinitas combinações e possibilidades.

Informações do projeto:

Nome: 50% cloud artists lounge
Escritório de design de interiores: CCD
Local: Mile City, Província de Yunnan, China
Área: 550 m2

Fontes da matéria: Designboom + Wallpaper*
Tradução e adaptação: Instituto Bramante