Conheça 07 inovações na construção para tornar as cidades mais verdes

sete-inovacoes-na-construcao-para-tornar-as-cidades-mais-verdes-1

Os pisos da Carbon Craft Design (acima), feitos com carbono preto extraído do ar poluído, podem ajudar a combater a crise de poluição do ar na Índia. Veja neste artigo outras tecnologias que podem transformar o setor de construção e tornar nossas cidades mais verdes.

sete-inovacoes-na-construcao-para-tornar-as-cidades-mais-verdes-2

Os WasteBasedBricks® da StoneyCycling usam 91 quilos de resíduos em cada metro quadrado, garantindo que cada tijolo seja feito de pelo menos 60% de materiais reciclados

++O Curso de Gerenciamento de Obras está chegando. Saiba mais >>

sete-inovacoes-na-construcao-para-tornar-as-cidades-mais-verdes-3

Os tijolos pers’onalizados da StoneyCycling são usados ​​para projetos de arquitetura de alto nível em todo o mundo, como esta fachada de cor wasabi para uma residência particular na Holanda.

sete-inovacoes-na-construcao-para-tornar-as-cidades-mais-verdes-4

A StoneCycling não é a única empresa que transforma resíduos em tijolos. O K-Briq da Kenoteq – que pode ser fabricado em qualquer cor, formato ou tamanho – é feito de 90% de resíduos de construção reciclados. Comparado a um tijolo de barro comum, produz 10 vezes menos emissões de carbono. Ao instalar sua tecnologia perto de usinas de reciclagem, a Kenoteq também espera reduzir as emissões de carbono do transporte dos tijolos.

++ Atue na área de Perícia e Avaliação de Imóveis. Saiba mais >>

sete-inovacoes-na-construcao-para-tornar-as-cidades-mais-verdes-5

Tijolos regulares também podem ajudar a combater as mudanças climáticas. Uma tecnologia desenvolvida na Universidade de Washington, Missouri, permite que tijolos sejam transformados em dispositivos de armazenamento de energia poderosos o suficiente para acender luzes de LED. Quando os gases são bombeados para os poros do tijolo, eles reagem com os componentes químicos do tijolo, revestindo-os em uma teia de nanofibra plástica, que é um bom condutor de eletricidade.

sete-inovacoes-na-construcao-para-tornar-as-cidades-mais-verdes-6

Um estudante indiano junto com três colegas da Universidade de Jadavpur, na Índia, Abhishek Banerjee iniciou o projeto Plastiqube em 2017 em resposta a abusos de direitos humanos em olarias tradicionais. Os tijolos da startup são feitos de plástico reciclado e não usam argamassa – um grande benefício quando a produção de cimento responde por até 8% das emissões globais de CO2 .

É ruim para o planeta, mas o concreto está em toda parte em nosso ambiente construído. E se crescesse vegetação em vez de pavimentar sobre ela? O concreto bio-reforçado da ECOncrete faz exatamente isso – suportando vegetação como líquen, musgo e plantas trepadeiras. Incentivar o crescimento das plantas na construção é mais do que apenas estética: a ECConcrete diz que a cobertura das plantas pode ajudar a melhorar a qualidade do ar, a eficiência energética, além de reduzir a poluição sonora.

sete-inovacoes-na-construcao-para-tornar-as-cidades-mais-verdes-8

Os projetos de cidades verdes e inteligentes de Boeri incorporam energia limpa e transporte na infraestrutura: soluções sustentáveis ​​como painéis solares e redes de transporte elétricas e semiautomáticas são apenas algumas ideias na proposta para a Cidade Florestal de Cancun.

Pesquisas indicam que os telhados verdes são uma solução brilhante para resfriar naturalmente os edifícios e gerenciar a água em tempestades e inundações. Com a folhagem certa, eles também podem atuar como depósitos de carbono urbano. O projeto de Boeri em Tirana, na Albânia , combina natureza e tecnologia em planos para uma cidade inteligente autossuficiente para 12.000 habitantes, que pode abrigar tantas plantas quanto pessoas.

sete-inovacoes-na-construcao-para-tornar-as-cidades-mais-verdes-10

A ICON, inovadora em tecnologia de construção com sede no Texas, é pioneira em uma solução de baixo desperdício para a construção: impressão 3D. A impressora gigante da empresa, Vulcan , funciona em uma estrutura de pórtico paralela e pode imprimir até 37m2 em apenas 24 horas.

sete-inovacoes-na-construcao-para-tornar-as-cidades-mais-verdes-11

Em 2019, a ICON inaugurou a primeira comunidade impressa em 3D no México e, no início deste ano, completou várias casas em Austin, Texas (foto). Juntamente com esses projetos de habitação social, a ICON está desenvolvendo e testando tecnologia com a NASA: eles esperam imprimir em 3D a primeira base lunar como parte das missões lunares Artemis.

Um desafio comum para arquitetos que trabalham em climas tropicais é projetar edifícios que mantenham a temperatura ambiente. O estúdio de design Ant, com sede na Índia, apresentou uma solução à moda antiga, inspirada em colméias, que poderia reduzir a necessidade de ar condicionado. CoolAnt usa uma rede de tubos de terracota em forma de favo de mel, que circulam a água com uma bomba elétrica. A água evapora da superfície de terracota à medida que o ar passa, resfriando o ar.

Fonte: CNN Internacional
Tradução e adaptação: Instituto Bramante