A visita técnica para um orçamento de obras e seus pontos fundamentais

A visita técnica é uma etapa crucial se você fará um orçamento de uma obra. Já imaginou fazer um orçamento e descobrir depois que só se chega ao local da obra de barco? Ou que até existe uma estrada, mas é um atoleiro só? Por isso, listamos pontos fundamentais a serem checados junto à visita ao local onde será a obra:

  • Pesquisar o local da obra;
  • Analisar o acesso local da obra (como será levada a mão de obra? Como será levado o material?);
  • CCT – convenção coletiva de trabalho da região;
  • Disponibilidade de aplicação de mão de obra local;
  • Dedução do ISS local;
  • Infraestrutura de fornecimento de energia elétrica, telefonia, água, saneamento.

++ Aprenda a elaborar orçamentos detalhados e cronogramas físico-financeiros destinados à Construção Civil, em 4 noites de imersão >>

A alimentação deve ser computada

Como exemplo da importância em se verificar a Convenção Coletiva de Trabalho da região, a professora Maria Izabel, do Curso de Planejamento e Orçamento na Construção Civil, abre o CCT de São Paulo e mostra que lá existe também o lanche da tarde, diferente do Rio que apresenta café da manhã e almoço. Na descrição do lanche aparece:

lanche-da-tarde-orcamento-de-obras-instituto-bramante

lanche-da-tarde-orcamento-de-obras-instituto-bramante-2

Imagem acima em que a professora abre a CCT-SP

Agora, imagina você fazer um orçamento para uma obra em SP, ter 5000 pessoas em sua obra e você não computar isso. Imaginou o problemão?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado. Este conteúdo foi oferecido pelo Curso de Planejamento e Orçamento na Construção Civil, com início em 15/01/24

++ Conheça as diferenças de Sistemas de Custos >>