Projetos premiados: Australian Interior Design Awards 2017

Veja três categorias premiadas selecionadas pelo Instituto Bramante para esta matéria:

 

Design de varejo | Prêmio 2017

 

design-de-varejo-projeto-premiado-2

design-de-varejo-projeto-premiado-3

Projeto: George Livissianis

Opinião do júri: A mistura gentil de luxo e grunge da loja Jac + Jack reflete-se perfeitamente na justaposição de sua construção de base suja e inserção limpa e sem costura. É uma expressão da marca que não poderia ser mais apropriada para a quinta loja da varejista de moda australiana em Bondi. O espaço lembra aos clientes que estão a uma curta distância da praia e os recebe com uma piscadela quente. Esta foi uma categoria fortemente debatida por causa da diversidade de projetos, mas o que se destacou para o júri sobre a habilidade de Jac + Jack é sua sequência de planejamento imaculada. O posicionamento do ponto de venda em relação às salas de montagem e a conexão visual com o produto exibido sem problemas soluciona os desafios diários em torno do atendimento ao cliente. Há uma calma deliberada para o interior, reforçada com êxito através do uso impressionante de um ponto de referência. A sutileza dificulta o fato de ignorar essa calma. A sua detalhada e cuidadosa seleção de materiais não comprometidos é requintada e a simplicidade do esquema geral é inegavelmente linda.

Design de hotelaria | Prêmio 2017

 

design-de-hotel-projeto-premiado-1

design-de-hotel-projeto-premiado-2

design-de-hotel-projeto-premiado-3

design-de-hotel-projeto-premiado-4

design-de-hotel-projeto-premiado-5

Projeto: DesignOffice

Opinião do júri: O design do Higher Ground comemora o incrível volume do que era uma antiga estação de energia na CBD de Melbourne. Simplesmente descrever este projeto como um exemplo sofisticado de reutilização adaptativa desconsidera seu rigor conceitual e estético. O júri elogia a redefinição da típica tipologia de café em um local de hospitalidade high-end, mais semelhante ao lobby do hotel do que um restaurante casual. Embora a aparência industrial de seu antigo uso permaneça, os serviços habilmente integrados, detalhamento geral e seleção de mobiliário e iluminação são exemplares. Os nichos íntimos são criados em várias plataformas ao longo deste interior de seis níveis de altura para que os clientes possam conversar silenciosamente ou simplesmente se sentarem e apreciem a visão interna expansiva. É um planejamento inteligente que permite uma maior capacidade, sem bloquear o espaço com mesas e cadeiras. Os caminhos de circulação são generosos e o senso geral de teatro é inesperadamente divertido e convidativo, tornando mais fácil pedir apenas mais um café. O júri aplaudiu este projeto por estabelecer uma referência elevada na defesa de um bom design no setor hoteleiro, especialmente em um mercado tão notoriamente competitivo quanto Melbourne.

Prêmio de Avanço da Sustentabilidade | Prêmio 2017

 

design-sustentavel-projeto-premiado-1

design-sustentavel-projeto-premiado-2

design-sustentavel-projeto-premiado-3

design-sustentavel-projeto-premiado-4

design-sustentavel-projeto-premiado-5

Projeto: Cox Architecture

Opinião do júri: O Centro de Saúde Oral da Universidade de Queensland é o design de interiores humanístico no seu melhor. Como o maior centro odontológico público do hemisfério sul, suas características de design ambientalmente sustentáveis ​​são excelentes. Energia solar, tratamento de água no local, materiais de construção recuperados e o que foi  particularmente significativo para uma estrutura desta escala é a ventilação 30% natural. Mas o que mais impressionou o júri é a abordagem de design holístico aplicado pelo projeto. Prioriza a sustentabilidade social e o bem-estar. Este projeto foi concebido para ter um impacto positivo nas pessoas e reduzir a ansiedade e o medo que sentem ao irem ao dentista. As salas de tratamento são menores e funcionam em escala humana, proporcionando conforto e tranquilidade. O plano consolida inteligentemente os laboratórios dentários no centro, permitindo que os espaços compartilhados circundantes se conectem com o exterior. Esta conexão é forte e deliberada para receber em abundância de luz natural e ventilação, desmascarando o abafado estereótipo de centro de saúde. A consequente sensação de tranquilidade com sucesso desinstitucionalizou o projeto, trazendo um relacionamento mais profissional dentista-paciente.

Fonte: Australian Interior Design Awards 2017