Os restaurantes das grandes redes (na verdade, de qualquer porte) precisam seguir sempre um certo estilo e padrão. Por isso chama a atenção quando vemos redes muito famosas inovando na arquitetura vez ou outra – claro, sempre por alguma questão estratégica. E uma loja do McDonald’s da Champs-Elysées, em Paris, ganhou uma reforma bastante inovadora na arquitetura de interiores.

McDonald's da Champs-Elysées reformado

O designer francês Patrick Norguet combinou concreto bruto e metal laminado com caixas coloridas de luminárias dispostas no teto para criar uma arquitetura de interiores diferenciada para uma unidade do McDonald’s.

Norguet – que foi o responsável por criar uma nova identidade na arquitetura dos restaurantes da rede por toda a França em 2011 – baseou a arquitetura de interiores da unidade da Champs-Elysées nas mudanças de atitudes no que se refere à fast food, sem deixar de considerar a localização sofisticada da loja.

O designer comentou sobre o projeto de arquitetura de interiores: “Esse projeto surgiu do resultado de um novo estudo realizado por mais de dois anos sobre as principais mudanças do nosso tempo, a integração dos novos hábitos e as novas tecnologias”.

“Existe uma abordagem radical e resolutamente moderna que oferece aos clientes da região de Champs-Elysées um local de alta qualidade e conveniência de uso, em dois andares do lado de dentro e no novo deck do lado de fora”.

Projeto de arquitetura de interiores para o McDonald's

A famosa Avenue des Champs-Elysées conecta pontos turísticos populares dos jardins de Tuileries e do Arco do Triunfo – estima-se que mais de 300 mil pessoas caminhem por ali todos os dias.

A avenida possui alguns dos aluguéis mais altos da capital francesa, e uma dedicada associação de lojistas interessada em melhorias, projetos públicos, eventos e extensão no horário de funcionamento do comércio.

Na arquitetura de interiores do McDonald’s, materiais simples como concreto, metal laminado e redes metálicas, contrastam com um teto montado com caixas iluminadas cobertas com vinis coloridos.

McDonald's da Champs-Elysées

McDonald’s da Champs-Elysées ganha reforma

McDonald's da Champs-Elysées

McDonald's da Champs-Elysées ganha reforma bastante inovadora na arquitetura de interiores

McDonald's da Champs-Elysées

Aliás, o concreto foi utilizado recentemente pelos arquitetos da Landini Associates, no projeto de arquitetura da reforma de outra unidade da rede, em Hong Kong, como alternativa aos restaurantes brilhantes e coloridos. O McDonald’s também está lançando uma nova embalagem simplificada esse ano, como uma tentativa de mudar sua imagem.

Em Paris, um conjunto de mobiliário especialmente projetado para o restaurante compreende mesas altas de cavalete, bancos de madeira com assentos almofadados em cores claras, e cadeiras de cores claras também.

McDonald's da Champs-Elysées ganha reforma bastante inovadora

McDonald's da Champs-Elysées

McDonald's da Champs-Elysées ganha reforma na arquitetura de interiores

Assim o designer explica sobre os móveis escolhidos nesse projeto de arquitetura de interiores: “a mobília, junto com a grande atenção aos detalhes, assegura uma coesão na arquitetura e acentua a sensação de abertura e leveza. É um lugar totalmente novo onde a pessoa pode tomar seu lugar de volta nesse espaço que é mais funcional e acolhedor”.

McDonald's da Champs-Elysées ganha reforma bastante inovadora na arquitetura de interiores

McDonald's da Champs-Elysées ganha reforma bastante inovadora

McDonald's da Champs-Elysées

McDonald's da Champs-Elysées ganha reforma bastante inovadora na arquitetura de interiores

McDonald's da Champs-Elysées

Patrick Norguet é um designer parisiense reconhecido internacionalmente, graduado na prestigiosa École Supérieure de Design. Seu trabalho percorre várias áreas, incluindo arquitetura e moda.