BIG projeta edifício multiuso com fachadas performáticas

Definido por sua forma suave e gestual, este edifício multiuso projetado pelo Bjarke Ingels Group (BIG) marcará o segundo projeto do estúdio no campus Westbank em San Jose, na Califórnia. Desenvolvido em parceria com a comunidade urbana, peterson e OPtrust, o projeto de uso misto está planejado para existir em diálogo com o banco da Itália – uma torre da década de 1920 que BIG restaurará simultaneamente com espaços de trabalho vibrantes e verdes. Juntos, os projetos celebrarão as linguagens contrastantes do marco histórico com a arquitetura contemporânea e de pensamento avançado. Contendo habitação e espaços de trabalho, a intervenção moderna vai realçar a beleza do edifício em vez de imitá-lo, contribuindo para as muitas camadas da história que compõem a cidade em crescimento.

O Grupo Bjarke Ingels nomeou de “Hub de Energia” o projeto do edifício no campus de Westbank como uma referência à sua fachada de captura de energia e à energia humana de sua “sala urbana”. O conceito ‘sala de estar urbana’ é onde a energia dos dois projetos — e o contexto circundante – se unirão em uma mistura de urbanidade. Essa estratégia também responde à condição urbana existente, aproveitando a rede de becos ao redor do local.

A sala urbana toma forma como um arco acolhedor e esculpido que abre ao domínio público e conecta dois becos pelo local. Saindo de uma pegada oval, as duas “pernas” (varejo e residencial) são conectadas por espaços de trabalho acima. A programação diversificada é cercada por um telhado compartilhado que criará um parque urbano e um pavilhão atlético com vista para a cidade.

Consistente com a iniciativa global do campus de Westbank, o “Hub de Energia” projetado pelo Bjarke Ingels Group irá aumentar os esforços em direção a uma iniciativa global que alcançará carbono zero ou mesmo carbono positivo. As fachadas são definidas por um sistema de planos horizontais integrados e varandas.

++ Está chegando! Curso de Iluminação Residencial, com início em 15/06. Saiba mais >>

Projetadas com o espaçamento e profundidade mais eficientes, estas fachadas performáticas conseguem reduzir a radiação total na massa do edifício em mais de 45%, reduzindo as necessidades globais de resfriamento. Enquanto isso, painéis fotovoltaicos são instalados nos topos de cada um desses planos horizontais, aproveitando 1.105 mwh de eletricidade por ano.

Com sua fachada de alto desempenho, o Hub de Energia olha para o futuro e acena para o passado. O Grupo Bjarke Ingels se inspira nos materiais existentes do distrito circundante e do próprio edifício do Banco da Itália. A equipe explora o uso de terracota e materiais similares para os planos horizontais que contornam o edifício.

Título do projeto: Hub de Energia, para o Campus Westbank
Localização: San Jose, Califórnia
Arquitetura, Interiores: Grupo Bjarke Ingels / BIG
Desenvolvedor: Westbank, Comunidade Urbana, Peterson e OPtrust
Arquitetura paisagística: Grupo Bjarke Ingels / BIG, Bionic Landscape
Consultor de sustentabilidade: Atelier Ten, Reshape Strategies
Visualizações: Hayes Davidson e Bjarke Ingels Group

Fonte: DesignBoom
Tradução e Adaptação: Instituto Bramante