Economia e sustentabilidade: Saiba como aproveitar a água da chuva em seus projetos
As águas da chuva podem ser aproveitadas para os usos não potáveis da edificação. Para tanto, o projeto de instalações hidráulicas deve prever a separação das águas em pelo menos dois reservatórios – um para água potável e outro para água não potável.
O sistema básico de aproveitamento de água da chuva prevê a captação em calhas do telhado, uma pré-filtragem na calha para impedir o acúmulo de resíduos nos canos e conexões, a filtragem e o armazenamento final. Para se garantir a qualidade da água armazenada na cisterna, é possível a instalação de equipamentos complementares, destacando-se redutor de velocidade, ladrão e boia com válvula de retenção.
O conjunto deve conter ainda um sistema de retroalimentação da água potável para os períodos de estiagem.
Para se garantir a qualidade da água armazenada na cisterna, é possível a instalação de equipamentos complementares, destacando-se: redutor de velocidade da água, ladrão e boia com válvula de retenção. O conjunto deve conter ainda um sistema de retroalimentação da água potável para os períodos de estiagem.

++ Conteúdo oferecido pelo curso de Obras e Reformas com início em 01/11. Saiba mais >>
Usos não potáveis da água
A categoria de água não potável inclui as águas que podem ser aproveitadas no vaso sanitário, lavagens em geral e irrigação. Quando houver uma filtragem rigorosa e um processo de desinfecção, essa água poderá ser usada também na lavanderia.
O uso potável inclui os chuveiros, lavatórios e cozinha.
Usos potável e não potável da água
Padrão típico de países industrializados
Fonte: (CLARKE, R.; KING, J.: 2005)

Fonte: Edifícios públicos sustentáveis / Mário Hermes Stanziona Viggiano. – Brasília: Senado Federal