BIM NA PRÁTICA 

Como a tecnologia BIM ajudou construtora a entregar obra de residência universitária no prazo e dentro do custo previsto. 

bim-na-pratica-revit-navisworks-bim-360-2

“O processo BIM contribuiu com um valor imenso. Concluímos o projeto dentro do prazo gastando meio por cento a menos do que o previsto.  O BIM ajudou a tornar isso possível prevenindo atrasos e questões dispendiosas” – Howard Hobbs, Gestor de projeto da construtora Consigli, que executou o projeto.

Resumo do projeto

A universidade americana de Framingham oferece programas de graduação e pós-graduação em um campus tradicional da Nova Inglaterra, distante apenas 32 quilômetros de Boston, Massachusetts. Bem visto por seus programas acadêmicos, a universidade é uma escolha popular para estudantes que procuram uma educação pública de qualidade. Para acomodar o aumento das inscrições, Framingham decidiu construir North Hall, um novo edifício com dormitórios. A universidade tinha três metas de construção: abrir no prazo, permanecer dentro do orçamento, e minimizar a interrupção das atividades do campus durante a construção. Framingham recorreu à Construtora Consigli que por sua vez confiou nas soluções Autodesk® com os softwares Revit e o Navisworks Manage, para ajudá-los a cumprir os objetivos da universidade. A construtora também usou as soluções do Autodesk® BIM 360 ™ Field para aproveitar as vantagens do BIM em campo. “O BIM nos permite planejar tudo usando modelos ”, diz Howard Hobbs, gerente de projeto da Consigli. “O BIM nos permitiu planejar e coordenar todos os aspectos do projeto antecipadamente. ”

++ Conheça os cursos de Revit Architecture, Revit Structure, Revit MEP Elétrica e Revit MEP Hidrossanitária, do Instituto Bramante 

bim-na-pratica-revit-navisworks-bim-360-1

O desafio

A construtora comprometeu-se a concluir o projeto dentro do orçamento e na programação. A empresa precisava acompanhar de perto como o design impactaria o orçamento e também a ajudar a equipe de projeto a fazer a escolha de materiais que não adicionariam custo excessivo ou introduziriam preocupações na execução.  A universidade tinha baseado algumas decisões prevendo que o novo salão abriria na hora certa e que a programação era ainda mais importante para o sucesso geral do projeto do que o orçamento. “As apostas eram altas neste projeto”, diz Hobbs. Com o número de matrículas crescendo, o relógio estava correndo para ter os 410 novos dormitórios no edifício, que deveriam estar pronto no prazo previsto.

“O projeto exigiu ampla coordenação quanto às instalações mecânicas, elétricas, hidrossanitárias e projetos estruturais. Nós vimos o Processo BIM nos ajudando a avançar o projeto na programação, evitando os tipos de problemas que podem atrasar o trabalho em campo.”, completa Hobbs

North Hall está convenientemente localizado perto instalações existentes no campus de Framingham. Embora sua localização seja uma vantagem ao longo da vida do prédio, o local apresentava desafios em sua construção. A construtora teve que se certificar que a execução do novo edifício não incomodaria os alunos, professores ou residentes próximos.

O BIM nos ajudou a avançar o cronograma do projeto

Maura Sullivan, especialista em construção virtual para Consigli, explica: “Logisticamente, o projeto apresentou uma série de desafios espaciais de preocupação com os alunos, a universidade e a comunidade. Acreditamos que o BIM poderia nos ajudar a resolver o desafio do espaço e comunicar nossos planos usando sobrevoos e percursos 3D ”.

A solução

A construtora Consigli juntou-se ao projeto nos estágios finais do processo de design. A equipe começou analisando os modelos de construção desenvolvidos no software Autodesk Revit pela arquitetura de Pfeufer / Richardson Architects P.C. Analisando os modelos, Consigli foi capaz de rapidamente compreender materiais e técnicas de construção necessários para realizar o projeto. Eles procuraram por oportunidades para reduzir custos e agilizar o processo de construção sem alterações no design.

Originalmente concebido como um bloco convencional, Consigli viu uma oportunidade para reduzir custos, modificando ligeiramente o design.“Reconhecemos que uma estrutura de aço com pré-moldados traria redução de custo e benefícios na capacidade de construção”, diz Hobbs. “O BIM torna tudo mais fácil para ver e comparar as diferenças dos sistemas estruturais. A ferramenta de retirada de material nos ajuda a rastrear como diferentes opções podem impactar custos estimados.”

“Em última análise, os designers e os proprietários tomaram as decisões de design ”, acrescenta Sullivan. “Como uma empresa de construção, usamos modelos para conduzir conversas sobre escolhas que poderiam aprimorar o projeto. Um modelo desenvolvido no Revit Architecture tornou mais fácil para projetistas e proprietários visualizarem como nossos insights poderiam tornar seu projeto mais eficiente. ”

bim-na-pratica-revit-navisworks-bim-360-4

Tudo em seu lugar

Consigli fez mais do que modelar virtualmente o prédio North Hall. A empresa criou uma maquete de todo o edifício implantado no local com o Autodesk Revit Architecture, incluindo tudo, desde áreas de armazenamento de materiais até andaimes e caminhos. Compartilhando o modelo com os revisores da universidade e pessoas que vivem em uma área residencial perto do local, a construtora foi capaz de tranquilizar a todos os interessados que o processo de construção não seria excessivamente oneroso.

“As pessoas poderiam ver mais facilmente que poderiam ter passagem segura pelo canteiro de obras durante a execução do projeto ”, diz Hobbs. “Ninguém quer um grande canteiro de obras perto de sua casa, mas os vizinhos podiam visualizar em 3D as maneiras como nós estávamos trabalhando para acomodar suas preocupações. Funcionários da universidade tiveram um melhor entendimento de onde estávamos colocando tudo, até as lixeiras. ”

O modelo implantado virtualmente também se mostrou útil para Consigli. Ao levar o arquivo para o software Autodesk Navisworks Manage a empresa conseguiu sequenciar o processo de construção. Eles sincronizaram o sequenciamento da construção no Navisworks com o cronograma de construção que a empresa manteve no software Primavera®. O resultado: uma programação 4D que vinculou as atividades ao modelo do projeto. Sequenciando as principais fases do processo construtivo, a equipe entende melhor quando os materiais necessários devem chegar. Eles também foram capazes de avaliar as opções de omissões na fachada. “A fachada é de alvenaria de tijolo convencional com boa parte em pele de vidro”, diz Sullivan. ” Você consegue construir a maior parte da fachada enquanto deixa áreas abertas para permitir que um guindaste entregue materiais nas lajes.”

++ Conheça o curso de Navisworks Manage, do Instituto Bramante

As atividades de construção e o clima têm um impacto em quão grandes em quanto tempo elas poderiam ficar abertas e quando elas precisaria ser fechadas. O Navisworks nos ajudou no planejamento sobre o que deveria ficar de fora para entrar depois, vinculando tudo isso ao cronograma de construção.

Minimizando interferências

Para ajudar a coordenar o projeto, Consigli novamente mudou para o software Autodesk Navisworks Manage. A empresa requisitou que seus subcontratados usassem processos baseados em modelos virtuais para gerenciar suas tarefas de construção. Isso permitiu que a empresa usasse o BIM para ajudar a coordenar a construção e resolver as interferências antes do início da construção.

bim-na-pratica-revit-navisworks-bim-360-3

O projeto do North Hall ajudou a fazer o confronto no processo de detecção mais eficiente porque a maioria andares compartilhavam layouts e sistemas de construção com características semelhantes. Em vez de compatibilizar todo o edifício de uma vez, a empresa compatibilizou dois andares de cada vez. Após agregar pisos fornecidos pelos subcontratados dentro Navisworks Manage, Consigli executou a ferramenta de detecção de conflito dentro do software. A equipe identificou cerca de 100 interferências nos dois primeiros andares. Trabalhando em colaboração com os subcontratados, o arquiteto e os engenheiros de projeto, eles abordaram cada confronto e aplicaram as correções aos demais andares, quando aplicáveis.  “Identificando as interferências para os dois primeiros andares tornou-se mais fácil resolver problemas semelhantes em outros andares ”, diz Sullivan. “Quando nós coordenamos os outros andares, nós apenas identificamos cerca de dois confrontos por andar. O processo foi muito rápido. Durante a construção, o esforço compensou. Apenas um confronto notável surgiu no campo, e foi facilmente corrigido.”  disse o gerente de serviços de instalações da Consigli, Ed Dubois. Ele observa que o Navisworks teve um enorme efeito na forma como a empresa coordena projetos, especialmente com relação a mecânica, elétrica e encanamento (MEP). Ele diz: “Usando modelos 3D tornou-se mais simples a coordenação. Mostrar aos subcontratados em 3D onde eles podem precisam realocar sistemas  é mais fácil que o processo 2D tradicional. Todo mundo vê problemas e como eles podem ser corrigidos de forma mais clara. ”

Para o campo

As vantagens do BIM não param na porta do escritório de projeto da North Hall. Usando o serviço baseado em nuvem Autodesk BIM 360 Field, Consigli levou o BIM para o campo. O  Autodesk BIM 360 Field permitiu a Consigli revisar o progresso do projeto durante construção com seu Ipad. A equipe de gerenciamento de projetos da Consigli e os arquitetos caminharam pelo local do projeto e geraram listas de pendências. “A velha maneira de fazer listas de pendências era muito ineficiente ”, diz Andy Deschenes, gerente de BIM para Consigli. “Você carregava um rolo de desenhos, marcava e, em seguida, inseria tudo em uma planilha. Mesmo usando um laptop era uma dor. O Navisworks e o BIM 360 Field transformam completamente o processo. É muito mais rápido e mais claro. Você pode até tirar fotos de itens da lista de pendências e vinculá-os ao problema no BIM 360 Field. ”

Expandindo o BIM no campo

Enquanto Consigli usou apenas o BIM 360 Field nesse aspecto no projeto Framingham, a empresa desde então expandiu seu uso de BIM no campo em mais projetos recentes. Agora, Consigli sincroniza o BIM 360 Field com o modelo Navisworks nos usuários de tablets. Para listas de pendências, eles simplesmente lançam um alfinete na localização exata do item no modelo e documentam o que precisa ser feito.

O campo está aprimorando o processo de comissionamento* (*processo de controle da qualidade que visa aferir o desempenho operacional da edificação) para equipamentos dentro de edifícios. O BIM 360 Field orienta os usuários em cada etapa desse processo. Quando o item é comissionado, a Consigli vincula todas as informações sobre o equipamento, como programações de manutenção, manuais e garantias e localização dentro do Navisworks.

“O comissionamento costumava significar ligar o equipamento e entregar caixa após caixa de manuais para o proprietário ”, diz Deschenes. “O processo é muito mais eficaz com BIM 360 Field e o Navisworks. Há menos risco de perder um passo importante. Na entrega, o proprietário pode obter um modelo com todos os equipamentos associados em ordem.  Vinculando informações de equipamentos, o modelo faz a manutenção em todo o ciclo de vida do edifício muito mais fácil” Deschenes explica como o BIM 360 Field e o Navisworks continuam a entregar valor ao longo da vida de um edifício: “Por exemplo, digamos que há um problema com um vazamento. Um funcionário da manutenção pode clicar na localização do vazamento no modelo virtual e ver se o problema provavelmente é uma válvula próxima. Eles podem clicar nas especificações exatas do valor e chegar ao local com todas as peças necessárias para reparar ou substituir a válvula.”

Fonte: Autodesk
Tradução e adaptação: Instituto Bramante