O AIA – American Institute of Architects – e o ALA – American Library Association – anunciaram os sete vencedores do AIA/ALA Library Building Awards 2016, a premiação que incentiva e reconhece os projetos arquitetônicos e de design de bibliotecas espalhadas pelo mundo, porém desenvolvidos por arquitetos americanos. O prêmio é apresentado anualmente pelo AIA em colaboração com o ALA.

Dentre os projetos arquitetônicos vencedores está uma biblioteca que se estende sobre um rio, uma construção da década de 70 toda revestida com painéis de terracota e um projeto na Chinatown de Chicago, pensado segundo os princípios do Feng Shui. Os sete projetos arquitetônicos vencedores estão localizados tanto em cidades pequenas como grandes, e foram selecionados por um júri composto por profissionais da indústria. Eles refletem as mudanças pelas quais as bibliotecas têm passado no decorrer dos anos, e o desafio de se adaptar às mudanças da sociedade. Muito além de ser apenas um lugar onde ficam os livros, é comum que as bibliotecas de hoje ofereçam espaços de convivência, cafés e elementos multimídia.

Conheça os projetos arquitetônicos vencedores do Library Design Awards 2016

  • Billings Public Library

Projeto de arquitetura de Will Bruder + Partners Ltdcom O2 Architects

Local: Billings, Montana, EUA

É a única biblioteca pública a atender a maior região metropolitana de Montana e está localizada no centro urbano da comunidade. Com 6,130 metros quadrados, a arquitetura aproveita a singularidade geológica da região, enquanto cria uma atmosfera radiante cheia de luminosidade natural. O jogo da luz natural e das sombras cria reflexos inusitados e conecta a biblioteca ao horizonte. O projeto arquitetônico contou fortemente com práticas sustentáveis e possui uma certificação LEED Platinum.

AIA Anuncia os Vencedores do Library Design Awards 2016

Vencedores do Library Design Awards 2016

  • Chicago Public Library, filial de Chinatown

Projeto de arquitetura de Skidmore, Owings & Merrill LLP com Wight & Company

Local: Chicago, EUA

A biblioteca funciona como um novo centro cívico, educacional e social para a região de Chinatown de Chicago. É um espaço público voltado para atividades comunitárias e aprendizagem baseada em tecnologia. Princípios do Feng Shui usados na arquitetura, de acordo com os valores da comunidade, enfatizam o lado flexível e utilitário da biblioteca. A construção, que conta com uma tela de proteção solar dentro da parede de cortina de vidro, que reduz o consumo de energia em até 30% (quando comparado a uma biblioteca comum), foi projetada para alcançar a certificação LEED Gold.

Library Design Awards 2016

AIA Anuncia os Vencedores da Library Design Awards 2016

Anúncio dos Vencedores da Library Design Awards 2016

  • Hennepin County Walker Library

Projeto de arquitetura de VJAA

Local: Mineápolis, EUA

A nova biblioteca foi construída diretamente sobre uma antiga biblioteca subterrânea. Os arquitetos projetaram a construção de aço inoxidável e vidro para refletir a identidade dos edifícios de Mineápolis com seus volumes simples, ao mesmo tempo em que restabeleceram a fachada que dá a rua seu charme característico. Como a nova biblioteca preenche quase todo o espaço, as fachadas foram esculpidas para responder ao contexto da redondeza. A fachada de vidro na altura da rua é inclinada para alargar a calçada e ajudar no fluxo constante de pedestres, ciclistas e carros, enquanto a parte superior da fachada foi projetada mais para dentro, a fim de proporcionar vistas da antiga biblioteca e da marquise do histórico teatro Uptown. Nove monitores de luz rastreiam a localização do sol e animam o interior, mudando suas intensidade e cores do amarelo para o azul, dependendo da orientação do sol.

Vencedores da Library Design Awards 2016

Vencedores Library Design Awards 2016

Library Design Awards Vencedores 2016

  • Reforma e Expansão da Expansion Lawrence Public Library

Projeto de arquitetura de Gould Evans

Local: Lawrence, Kansas, EUA

A reforma e expansão transformou essa biblioteca de concreto da década de 70 em um espaço cívico do século 21: de um simples ‘depósito’ de livros a um hub multimídia. Na nova arquitetura, uma sala de leitura que passa por todos os lados da biblioteca enfatiza a reunião espontânea entre as pessoas, a reflexão e o aprendizado. A reforma também acrescentou à biblioteca um envelopamento térmico de alta performance, a fim de aproveitar a luz do dia e reduzir o consumo de energia. Zonas de games para adolescentes, salas de reunião e um café fazem parte do espaço.

Vencedores 2016 Library Design Awards

Anúncio dos vencedores do Library Design Awards 2016

Anúncio do Library Design Awards 2016

  • Renton Public Library

Projeto de arquitetura de The Miller Hull Partnership

Local: Renton, Washington, EUA

A arquitetura original da biblioteca de 1966, construída para ficar sobre o Rio Cedar, utilizou concreto pré-moldado, que ficou defasado em relação ao sistema de energia atual. Além disso, o sistema do prédio não estava mais conseguindo acompanhar as demandas crescentes de uma biblioteca do século 21, potentes em energia e no uso de dados. Novos suportes e revestimento em alumínio bruto foram usados para celebrar o exterior estruturalmente expressivo e finamente construído. Na reforma foi introduzido um envelopamento exterior para aproveitar a luz natural. Para resolver a questão da distribuição de luz e dados – difícil de implantar em uma estrutura de concreto pré-moldado -, os arquitetos tiveram a ideia de usar cabos suspensos de aeronaves e de aço para distribuir a energia para as mesas de estudo e estações de computadores.

Notícia dos Vencedores da Library Design Awards 2016

Notícia de vencedores do Library Design Awards 2016

Vencedores 2016 da Library Design Awards

  • Ryerson University Student Learning Centre (SLC)

Projeto de arquitetura de Snøhetta com Zeidler Partnership Architects

Local: Toronto, Ontário, Canadá

Os espaços de aprendizagem colaborativa proporcionam áreas fundamentais para os alunos e ainda conecta melhor o campus à paisagem urbana vibrante da redondeza. Inspirado nos históricos espaços de reunião de Stoa e Ágora da Grécia antiga, onde o aprendizado era inerentemente social, a agitada SLC oferece aos estudantes oito andares com design exclusivo com amplos espaços para se reunirem, estudarem ou trocarem ideias. A arquitetura naturalmente dá condições aos grupos para interagirem enquanto também oferece áreas para quem precisa de um estudo mais introspectivo. E o mais importante é que incentiva os alunos a usufruírem do próprio espaço. Desde que inaugurou, em março/2015, o novo campus tem se tornado um hub popular, movimentado com atividades estudantis.

Notícias da Library Design Awards 2016

Vencedores Library 2016

AIA Fala os Vencedores da Library Design Awards 2016

AIA Mostra os Vencedores da Library Design Awards 2016

  • Sawyer Library

Projeto de arquitetura de Bohlin Cywinski Jackson

Local: Williamstown, Massachusetts, EUA

Esse novo complexo na Williams College une a biblioteca principal com a renomada Biblioteca Chapin de Livros Raros e o Centro para Tecnologia Educacional. Com espaços comunitários abundantes, salas de trabalho em grupo, salas de aula, centro de estudo e de teleconferência, a biblioteca é um espaço multifuncional para o saber individual e colaborativo. A fachada primária foi meticulosamente restaurada. O acabamento brilhantemente branco dos materiais integram a luz natural  para dentro dos principais espaços do prédio.

AIA Anuncia os Ganhadores da Library Design Awards 2016

AIA Mostra Vencedores da Library Design Awards 2016