Uma pequena vila está alvoraçada com os novos pontos de ônibus projetados por arquitetos internacionais, na Áustria. Foram convidados sete arquitetos renomados para criar novos designs para as paradas, dentre eles os premiados Sou Fujimoto, Smiljan Radic e Wang Shu.

A vila rural de Krumbach, do distrito de Bregenzerwald, tem uma população de cerca de mil habitantes. Recentemente criou uma associação cultural que levou ao projeto Bus:Stop, a fim de impulsionar o número de turistas que já visitam os arredores de Bregenzerwald pela sua paisagem natural, hospitalidade e arquitetura. Com a esperança de promover uma troca de ideias em nível internacional, a associação buscou os sete arquitetos internacionais – o japonês Sou Fujimoto, o escritório chinês de arquitetura Amateur Architecture Studio de Wang Shu, o estúdio norueguês RintalaEggertsson Architects, o espanhol Ensamble Studio, o arquiteto chileno Smiljan Radic, da Bélgica o escritório de arquitetura Architecten de Vylder Vinck Taillieu e Alexander Brodsky, arquiteto russo – para projetar pontos de ônibus na cidade, que saíssem do lugar comum. Como se vê, uma bela mescla de nacionalidades.

Ao invés de receberem um fee pelos projetos, os arquitetos internacionais foram convidados a uma estadia em Bregenzerwald como agradecimento pelos seus serviços. Cada um trabalhou em parceria com escritórios de arquitetura locais, que atuaram como intermediários entre os arquitetos internacionais e os artesãos locais que ajudaram a construir as estruturas.

Segundo os organizadores do Bus:Stop, “o objetivo desse projeto é vincular as realizações da arquitetura internacional com o know-how e as habilidades dos artesanato locais de Bregenzerwald. Isso se tornou possível ao envolver arquitetos regionais como mediadores entre o trabalho criativo ‘estrangeiro’ e as habilidades de nossos artesãos”. Mais ainda, as novas paradas beneficiam a infraestrutura local e mobilidade da área rural.

O projeto foi curado por Dietmar Steiner, diretor do Museu da Arquitetura de Viena (Architekturzentrum Wien). Os pontos de ônibus foram inaugurados no dia 1º de maio e certamente os arquitetos estão ajudando a tornar a pequena vila famosa mundialmente. Um documentário sobre o processo de design e construção das paradas está sendo exibido no Vai Vorarlberger Architektur Institut, em Dornbirn.

 

Conheça alguns projetos Bus:Stop – Pontos de ônibus projetados por arquitetos internacionais

Bus:Stop | Sou Fujimoto

Bus:Stop | Sou Fujimoto

Sou Fujimoto

Seu ponto de ônibus lembra uma floresta com finas hastes de aço que suportam uma escada em caracol. E explicou “nossa intenção é projetar um ponto de ônibus onde as pessoas possam se encontrar, apreciar a paisagem e, mais ainda, funciona como um ponto de referência em Krumbach. (…) Ambos passageiros e não passageiros podem usar o ponto de ônibus como ponto de encontro. Todos podem subir a ‘torre’ e apreciar uma vista panorâmica de Krumbach. Uma floresta transparente de colunas podem criar um cenário interessante em um local rodeado por natureza”.

Bus:Stop | Wang Shu

Bus:Stop | Wang Shu

Wang Shu

Seu abrigo de madeira é inspirado nas antigas câmeras escuras. “Esse é um abrigo de ônibus, mas não meramente isso”, disse o arquiteto. “É como uma câmera 120 SLR em que as pessoas podem se sentar. Não são apenas lentes abstratas, porque a câmera é construída com madeira e artesanatos locais. As lentes focam no cenário, no simétrico, no estático; os raios de sol iluminam o interior enquanto brisas suaves filtram através deles; nossa vista é guiada para as montanhas distantes.”

Bus:Stop | Smiljan Radic

Bus:Stop | Smiljan Radic

Smiljan Radic

Seu design contempla uma caixa de vidro simples inspirada nos salões comumente encontrados nas casas locais, com um teto de concreto preto no qual uma casinha de pássaros está acoplada. O arquiteto assim descreveu: “Exteriores urbanos parecem ser extensões naturais dos pequenos e protegidos espaços interiores. O ponto de ônibus Zwing procura expressar a domesticidade.”

Local: Krumbach, Áustria
Ano: 2014
Fotografias de Adolf Bereuter