Imagine preparar o almoço na sua cozinha enquanto um animal selvagem, como um cervo, te observa do lado de fora. No mínimo inusitado, não é? Pois isso faz parte da proposta de um projeto arquitetônico residencial desenvolvido pelo escritório de arquitetura Suppose Design Office, do Japão. A arquitetura da casa transparente em Hiroshima deixa os moradores mais próximos da natureza, exatamente como eles pediram aos arquitetos.

 

Em um ambiente campestre, com atmosfera tranquila, a casa, apelidada pelos arquitetos de Hiroshima Hut, possui alguns cômodos que foram projetados em um nível inferior ao nível do solo. O projeto arquitetônico da residência proporciona aos moradores terem o maior contato possível com a natureza. A transparência das paredes permite não apenas que entre luz natural em abundância no interior da casa, como também permite aos moradores que observem os animais selvagens dos arredores – e sejam observados por eles. Uma arquitetura brilhante para uma casa no meio da natureza.

 

Com 80 metros quadrados, a casa japonesa possui tanto as paredes como as divisões transparentes. Ou seja, é possível olhar através da construção e enxergar as árvores ao fundo. Enquanto as paredes externas foram feitas com acrílico ao invés de vidro – o acrílico tem alta capacidade de isolamento térmico –, para as divisórias interiores foi escolhida a malha de metal. A madeira está presente nas molduras das portas, nas escadas e nos móveis. Uma arquitetura discreta, que interfere o mínimo na paisagem natural em que está inserida.

Segundos os arquitetos, “uma das questões que surgiram durante o processo de design dessa construção foi como inseriríamos a casa em uma paisagem campestre tranquila e como ela interagiria com os animais locais dentro desse contexto. O conceito adotado no projeto foi suspender uma fina cobertura sobre uma colina natural, equipá-la com móveis, e dessa maneira criar um lugar onde pessoas e animais pudessem se encontrar”.

 

Ou seja, para que esse projeto arquitetônico pudesse ser concretizado, os arquitetos elevaram a propriedade sobre um monte de cascalho, assim os cômodos localizados mais abaixo do nível do solo puderam ganhar privacidade. Isso resultou em um banheiro e uma cozinha parcialmente subterrâneos, e uma linha tênue entre os móveis e o piso, característica, aliás, típica da arquitetura japonesa, porém dentro de um estilo moderno. Na cozinha, o piso principal da casa se torna uma bancada com pia e fogão. Como disseram os arquitetos, graças ao design maravilhoso dessa casa, “é possível para um cervo observar os residentes enquanto eles preparam suas refeições”. Incrível!

 

casa-transparente-9

 

O teto é o elemento opaco que mais se destaca na arquitetura. Os beirais do telhado sobressaem da fachada por vários metros – uma distância correspondente à altura das paredes. Isso cria um abrigo generoso ao redor de todo o perímetro, que é destinado também a atrair os animais.

casa-transparente-10 casa-transparente-11

 

Projeto de arquitetura de Suppose Design Office

Ano: 2014

Local: Hiroshima, Japão

Fotografias de Toshiyuki Yano