Projeto de arquitetura do escritório espanhol Barozzi Veiga, o Szczecin Philharmonic Hall venceu o Mies van der Rohe Award 2015, a premiação bienal de arquitetura contemporânea da União Europeia.

Szczecin Philharmonic Hall vence o Mies van der Rohe

A sala de concertos, que tem um telhado com perfil em ziguezague e uma fachada translúcida de vidro com frisos, desbancou quatro candidatos: o projeto arquitetônico do novo centro estudantil da London School of Economics, com sua estrutura facetada com tijolos vermelhos, dos arquitetos irlandeses da O’Donnell + Tuomey; o Museu Marítimo Nacional Dinamarquês, projeto de arquitetura que se destaca pela construção subterrânea, do BIG; o Ravensburg Art Museum, da Alemanha, dos arquitetos da Lederer Ragnarsdóttir Oei’s; e a Vinícola Antinori, que fica escondida debaixo de um vinhedo italiano, projeto de arquitetura da Archea Associati.

Szczecin Philharmonic Hall vence o Mies van der Rohe

O projeto arquitetônico vencedor foi selecionado por um júri que incluiu o arquiteto italiano Cino Zucchi, o co-fundador da Bolles+Wilson, Peter L Winson, e Tony Chapman, da RIBA. Todos os três visitaram pessoalmente cada um dos cinco projetos arquitetônicos finalistas.

O júri levou em consideração o fato de o projeto de arquitetura ter dado ao Szczecin Philharmonic Hall “um novo papel simbólico” ao substituir um auditório que havia sido destruído durante a segunda guerra mundial, e ainda reconheceu o potencial da nova construção em oferecer “novas oportunidades para eventos culturais e de lazer”.

Szczecin Philharmonic Hall vence o Mies van der Rohe

Segundos eles disseram, “esse projeto vencedor encontra uma estratégia formal e espacial convincente para uma cidade que se esforça por um futuro melhor em meio a uma economia e padrões sociais em rápida transformação, proporcionando dignidade para a vida urbana e ao mesmo tempo enaltecendo a identidade histórica da cidade com um monumento contemporâneo”.

E acrescentaram: “a série de arestas inclinadas que coroa o complexo retangular da nova construção dialoga bem com a silhueta do castelo das proximidades”.

Szczecin Philharmonic Hall vence o Mies van der Rohe

O projeto arquitetônico da sala de concertos sofreu influência da arquitetura da região, em especial da “verticalidade dos edifícios residenciais da cidade, pela monumentalidade dos ornamentos longitudinais de suas igrejas neo-Góticas e pelos pesados volumes dos edifícios clássicos, pelas torres que conformam seu skyline e pelos guindastes no porto”.

Szczecin Philharmonic Hall vence o Mies van der Rohe

O Mies van der Rohe Award é uma das premiações de maior prestígio da arquitetura europeia e é concedido a algum projeto arquitetônico concluído nos últimos dois anos por um arquiteto europeu. Criado em 1987, seu nome foi dado em homenagem ao arquiteto teuto-americano Ludwig Mies van der Rohe.

Szczecin Philharmonic Hall vence o Mies van der Rohe

Projeto de arquitetura de Barozzi Veiga
Local: Polônia
Ano: 2014
Fotografias de Hufton + Crow