Com um design icônico, a ponte Sharq Crossing se curvará sobre as águas de Doha, acrescentando ainda mais beleza à arquitetura da cidade. A nova ponte será uma verdadeira obra-prima no skyline de Doha, no Qatar, especialmente por estar na água, à beira-mar, afastada da paisagem urbana, e por isso sua arquitetura chamará ainda mais atenção de quem passa pela baía. O projeto é do famoso e premiado arquiteto Santiago Calatrava, de Zurique, na Suíça.

Projeto Arquitetônico Ponte Sharq Crossing

Projeto Arquitetônico da Ponte Sharq Crossing

 

Projeto de Construção da Ponte Sharq Crossing

A construção terá início em 2015, cinco anos após o arquiteto iniciar seus planos para o projeto da ponte. O design fluido será parte de uma série de conexões que cruzarão cerca de 10 quilômetros da Baía de Doha, compreendendo três pontes ligadas por túneis subterrâneos, que direcionarão o fluxo de veículos para além da baía. As pontes têm o objetivo de ajudar no tráfego pesado de Doha – elas serão capazes de desafogar o trânsito, ao desviar 2.000 veículos por hora em cada pista, efetivamente manobrando-os em uma rota direta de norte-sul.

Nova ponte Doha
O projeto arquitetônico multibilionário funcionará como uma nova artéria para as rodovias, aliviando o tráfego local, nessa cidade que tem visto crescer muito o número de habitantes e veículos. Além dessa questão, o Sharq Crossing também faz parte da preparação de Doha para sediar a Copa do Mundo em 2022, sendo mais um projeto arquitetônico grandioso e complexo que ficará pronto para os jogos.

Nova ponte Doha

A ponte irá conectar o distrito cultural de Doha (Katara Cultural Village), situado no norte da cidade, ao novo Aeroporto Internacional de Hamad e ao distrito central de negócios de West Bay, revigorando o comércio da redondeza. Somada às pontes e aos túneis, o projeto arquitetônico contará também com vibrantes áreas de recreação.

Na ponte West Bay, uma passarela arborizada elevada levará a um parque mais ao alto, de onde se poderá ter belas vistas panorâmicas do porto. Esse parque, público, além de contar com instalações de lazer e hotelaria, acrescentará muita área verde à Doha.

O arquiteto descreve bem seu projeto: “uma obra pública de arquitetura que humaniza a paisagem e serve à comunidade”.

O projeto arquitetônico do Sharq Crossing está previsto para ficar pronto em 2021.

Projeto de arquitetura de Santiago Calatrava
Local: Doha, Qatar
Imagens e vídeo de Santiago Calatrava