O prédio de madeira mais alto da Finlândia venceu o Finlandia Prize for Architecture 2015, premiação criada em 2011 pela Associação dos Arquitetos Finlandeses para valorizar a arquitetura de alta qualidade e reconhecer o melhor novo projeto arquitetônico da Finlândia, ou feito por um arquiteto finlandês, nos últimos três anos.

Finlandia-Prize-for-Architecture-2015

O escritório de arquitetura responsável pelo projeto vencedor foi o OOPEAA. A construção, chamada “Puukuokka”, é um dos primeiros exemplos do mundo de prédios feito com madeira laminada pré-fabricada. O projeto arquitetônico Puukuokka se tornou o segundo vencedor do Finlandia Prize for Architecture.

Projetos-arquitetonicos projeto-arquitetonico-Puukuokka

Concluído no começo desse ano em um subúrbio de Kuokkala, o projeto arquitetônico de apartamentos residenciais conta com oito andares e foi construído com módulos pré-fabricados de madeira laminada (CLT) que, como descreveu o fundador do escritório de arquitetura, Anssi Lassila, foram montados como peças de Lego.

projeto-residencial-de-madeira

arquiteto-finlandês

Esses módulos leves formam a estrutura principal da construção. Comparado com construções tradicionais em concreto, os módulos de madeira podem ser instalados muito mais rapidamente – na metade do tempo –, com chances muito menores de atraso por condições climáticas.

A compositora Kaija Saariaho foi quem selecionou o projeto arquitetônico, e assim justificou a escolha:

“Escolhi Puukuokka como o vencedor porque ele demonstra os valores que eu aprecio tanto na vida como na arquitetura: é um trabalho corajoso e ambicioso que traz consigo uma nova exploração de possibilidades para edificação e construção, uma sensibilidade humana, e uma busca por soluções ecológicas, bem como uma procura por melhor qualidade de vida”.

O escritório de arquitetura OOPEAA venceu quatro projetos arquitetônicos finalistas: Kangasala Arts Centre da Heikkinen-Komonen Architects; OP Financial Group Headquarters da JKMM Architects; Merenkulkijanranta residential block da NRT Architects; e Opinmäki School da Arkkitehtitoimisto Esa Ruskeepää Oy. Conhecido anteriormente como Lassila Hirvilammi Architects, o escritório de arquitetura OOPEAA está em Seinäjoki e Helsinki.

Apesar de ter achado a arquitetura dos cinco finalistas bonita e interessante, Saariaho baseou sua escolha em um julgamento mais abrangente das qualidades dos projetos arquitetônicos: “eu escolhi um prédio que intuitivamente me agrada e reflete os valores que eu aprecio na vida e os objetivos que eu coloquei para mim mesma no meu trabalho. A oportunidade de visitar a casa de um morador e ouvi-lo compartilhar seus pensamentos e experiência sobre o quão confortável o apartamento é para se viver, e sobre as qualidades superiores do isolamento acústico da construção de madeira, convenceu-me ainda mais. Pude sentir o calor acolhedor do prédio assim que entrei nele. A vista da paisagem ao redor que se abre em diferentes direções no corredor espaçoso é impressionante. Puukuokka é um prédio em que me senti mais confortável em todos os sentidos”.

O vencedor no primeiro ano da premiação foi o Museum of the History of Polish Jews em Varsóvia, Polônia, do escritório de arquitetura Lahdelma & Mahlamäki Architects.

 

Projeto de arquitetura de OOPEAA

Ano: 2014

Local: Kuokkala, Finlândia