Mundo Arquitetura


Baixe aqui o E-book Autodesk: Introdução ao BIM

Baixe aqui o E-book Autodesk: Introdução ao BIM

Introdução ao BIM

Mudar para o BIM pode parecer uma tarefa assustadora. Este guia fornece uma estrutura simples, que ajuda a começar a colocar o BIM em prática na sua organização. A sua implementação bem-sucedida requer uma abordagem cuidadosa e estruturada, que considera os inúmeros fatores integrados aos negócios, abrangendo desde a visão e a liderança da empresa até as pessoas que, de fato, aplicarão o BIM na realização diária de seus projetos.

Os projetos pilotos são um dos componentes de um plano de implementação do BIM muito bem elaborado. O guia descreve uma estrutura para ajudar às organizações a planejar a implementação de projetos pilotos em BIM.

1.O que é BIM ?

O BIM (Modelagem de Informação da Construção, Building Information Modeling) é uma metodologia que começa com a criação de um modelo de projeto 3D inteligente que será usado para facilitar as tarefas de coordenação, simulação e visualização, ajudando também proprietários e prestadores de serviços a aprimorar o modo como as edificações e a infraestutura são planejadas, projetadas, construídas e gerenciadas. O BIM pode amenizar muitos dos desafios de negócios enfrentados por arquitetos, engenheiros, profissionais da construção e proprietários, pois aprimora a percepção, logo nas etapas iniciais do processo de projeto e construção, o que ajuda na tomada de decisões mais fundamentadas. Nos projetos que aproveitam as vantagens do BIM, as informações são coordenadas e coerentes, gerando eficiência em todo o ciclo de vida dos projetos. O BIM também aprimora o planejamento, a previsão de custos e o controle do projeto, facilitando a colaboração e a comunicação nas equipes.

Principais benefícios do BIM para arquitetos

Principais benefícios do BIM para engenheiros

Principais benefícios do BIM para proprietários

Fonte: McGraw-Hill Construction, “SmartMarket Report: The Business Value of BIM in North America”, novembro de 2012

 

2.Uma estrutura para implementar um projeto-piloto do BIM

Uma implementação do BIM precisa ter o apoio de toda a empresa. Não pode ser uma iniciativa da equipe de TI, de P&D, ou mesmo algo feito apenas no âmbito de um projeto ou uma área.

No entanto, essas mesmas equipes, quando apoiadas pela equipe de liderança da empresa e por especialistas reconhecidos na implementação do BIM, podem iniciar a adoção do BIM com projetos pilotos, medir seus resultados e identificar os benefícios que podem, mais tarde, ser expandidos para toda a empresa. Qualquer que seja o tamanho do seu projeto, seja ele multidisciplinar ou não, há um fluxo de trabalho de implementação do BIM que pode beneficiá-lo.

A estrutura de implementação aqui apresentada baseia-se em uma transformação organizacional que começa com a visão e o apoio de executivos e é realizada pelos líderes e pela força de trabalho da organização. Ela baseia-se em três estratégias essenciais, sendo cada uma delas parte do desempenho das outras duas:

visao-do-bim

Está gostando da matéria? Então baixe logo abaixo o E-Book Autodesk. Será necessário fazer um breve registro junto à Autodesk:

Baixe aqui o E-Book Autodesk - Introdução ao BIM

 

O Revit é o principal software BIM do mercado. O Instituto Bramante é Centro de Treinamento Autorizado Autodesk e promove turmas de Revit todo mês. Conheça nosso curso de Revit Architecture clicando aqui!

FacebookTwitterGoogle+PinterestTumblrStumbleUponRedditDeliciousEmailGoogle GmailCompartilhar

Faça seu comentário sobre este artigo: