Durante o Beijing Design Week 2015, arquitetos chineses usaram tubos de ventilação para criar uma fachada tipográfica para um centro de visitantes e espaço de exposição. O projeto arquitetônico pretendeu mostrar, através de eventos e exposições, estratégias de regeneração para o distrito Baitasi, uma área de preservação cultural e histórica e um beco dentro da capital chinesa, Beijing. Por isso o projeto ganhou o apelido de “Tubular Baitasi”.

 

O escritório de arquitetura responsável pelo projeto arquitetônico foi o People’s Architecture Office, de Beijing. Os arquitetos usaram tubos de metal normalmente empregados em sistemas de aquecimento, ar condicionado ou ventilação para criar a fachada com caracteres gigantes chineses.

 

Segundo os arquitetos chineses, “o prédio de vários andares usa dutos de metal HVAC por toda parte como um tipo de arquitetura vernacular. O design da fachada pretende envolver o público de várias maneiras”.

 

Primeiro, os dutos formam a palavra chinesa 白塔寺, que significa White Pagoda Temple, garantindo que o bairro seja visível à distância – o nome na fachada faz referência a um templo de 700 anos existente na redondeza, que os transeuntes podem ver se espiarem por dentro das seções de tubulação que foram propositalmente deixadas abertas pelos arquitetos.

 

Segundo, os arquitetos instalaram periscópios integrados dentro dos tubos de metal, permitindo que os transeuntes possam ter vistas da paisagem urbana da redondeza. Esses pontos de visualização incluem o templo White Pagoda (mencionado acima) e o People’s Commune Building – um complexo habitacional experimental da década de 50. O público também pode usar os periscópios para observar o segundo andar do edifício, que abriga o espaço de aulas da Architectural Association, além de um workshop de impressão em 3D.

 

No térreo, os arquitetos deixaram partes da tubulação de metal em formato de “U” se estenderem através do edifício, oferecendo assentos para os pedestres descansarem.

 

A tubulação continua para dentro do prédio, proporcionando espaços de exibição, mesas e plataformas para serem usadas em exposições. Os tubos também formam mobília para os visitantes, com as tubulações se ramificando das mesas centrais para formar assentos.

Entrada do centro de visitantes

 

Espaço de exposição no andar superior

 

 

 

O Beijing Design Week aconteceu de 24 de setembro a 01 de outubro.

Diagrama da fachada, com os periscópios e mobília

 

Espaço de exposição no segundo andar

 

Vista do mobiliário

 

Imagens de People’s Architecture Office e Liqun Zhao