Agricultura Vertical Urbana: Sistema Gerador para uma infraestrutura de horticultura

Agricultura Vertical Urbana _1

 

Estima-se que a população mundial deva dobrar até 2050. Este fato não só levanta interrogações para o futuro da produção alimentar e da crescente necessidade do cultivo da terra, mas também cria preocupações quanto ao futuro dos recursos naturais e da biodiversidade.

Legumes, por exemplo, muitas vezes são transportados para outros continentes para serem processados ou simplesmente embalados, antes de retornarem para o consumo. A infraestrutura de transporte para produtos alimentares refrigerados, além de ser cara, é energia não eficiente e é uma importante contribuição para o aquecimento global.

A agricultura pode fazer o seu caminho para a cidade? Pode integrar o nosso tecido urbano apesar de sua aparente necessidade de ocupar grandes superfícies horizontais pouco disponíveis nas altas densidades populacionais metropolitanas?

Agricultura 2.0, designed by Appareil, propõe uma resposta a estas perguntas. Constituída por um sistema gerador para o desenho da infraestrutura para a agricultura vertical urbana, que pode ser usada em qualquer cidade do mundo.

É definida como um modelo paramétrico que exige três peças de informação como entradas para produzir o design local para a infraestrutura vertical:

1- As condições climáticas da cidade, no qual é para ser inserido.
2- A área da cidade, em m², a ser coberta na produção de vegetais.
3- O sítio específico no qual a torre deve ser construída.

O edifício é composto de uma estrutura de suporte para incubadoras de plantas que se desloca verticalmente para baixo por toda a altura da torre. Sua jornada dura o tempo necessário de crescimento até a maturidade da planta (45 dias no caso da alface). A incubadora é um conjunto fechado expansível de 4 a 8m² que contém um ambiente controlado que coleta água da chuva, que regula a luz solar, temperatura, qualidade do ar e concentração de CO2. Embora limitada em termos de espécies, a produção agrícola inclui as culturas mais leves como: alface, tomate, pimentão, berinjela… Na sua versão maior e mais densa, uma única torre pode chegar a um ritmo de produção de 42 quilos de vegetais por dia, que pode cobrir uma área da cidade de cerca de 1,5 km².

 

Agricultura Vertical Urbana_2

Agricultura Vertical Urbana_3

Agricultura Vertical Urbana_4

Agricultura Vertical Urbana_5

Agricultura Vertical Urbana_6

Agricultura Vertical Urbana_7

Fonte: Evolo